sexta-feira, 1 de abril de 2011

"Conhecendo os Jardins Botânicos brasileiros": Jardim Botânico de Manaus “Adolpho Ducke” (AM)

O Jardim Botânico Adolpho Ducke foi inaugurado em 2000, numa área de 500 hectares de Floresta Equatorial Amazônica, em meio à cidade da Manaus. O nome da instituição é uma homenagem a Walter Adolpho Ducke, que foi um grande pesquisador da flora amazônica, com várias publicações na área.

Conta com uma coleção de mais de 1300 espécies arbóreas, e atrações como as trilhas interpretativas, que somadas chegam a 3 Km. A infra-estrutura inclui uma biblioteca, um pavilhão para eventos, uma área de apoio técnico, um viveiro de orquídeas e bromélias, coleções de plantas ornamentais, como as aráceas, Heliconias, samambaias, e palmeiras. Possui um banco de dados do acervo botânico informatizado, e que vem sendo continuamente ampliado.

Uma parceria com o Museu da Amazônia apresenta exposições temporárias em uma tenda com mais de 250 m2. Um planetário permite sessões sobre astronomia da Amazônia, além de palestras e exibições de vídeo. A equipe técnica organiza eventos e cursos ambientais voltados para a população e apoia programas de educação ambiental.

Nos últimos três anos, a formação de jovens profissionais vem sendo facilitada por meio de programas de iniciação cientifica do CNPq e da Fapeam, e em 2010, 34 estudantes universitários participaram de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Jardim Botânico. A gestão do Jardim Botânico é compartilhada entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia, a Prefeitura de Manaus, e o Museu da Amazônia.

Link do site: www.jardimbotanicodemanaus.org

Nas fotos: Trilha das araceas, programa de educação ambiental e pavilhão de eventos e tenda



Nenhum comentário:

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...