segunda-feira, 23 de abril de 2012

Jardim Botânico é palco de pesquisas.


O Jardim Botânico Municipal de Bauru é palco de suma importância para o desenvolvimento de inúmeras pesquisas científicas nos mais variados ramos das ciências. Prova disto é a pesquisa de mestrado realizada por Daniel Contieri Rolim, biólogo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e pesquisador do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu.
Odontophrynus moratoi
Em sua pesquisa o biólogo Daniel aponta a área do Jardim Botânico como uma importante área de localização de Odontophrynus moratoi ou, como é popularmente conhecido, sapinho-do-cerrado. De acordo com Daniel,
“Os objetivos deste trabalho foram analisar o status de conservação de Odontophrynus moratoi na região de Botucatu, mapear as áreas de ocorrência, incluindo os registros históricos, realizar um estudo ecológico das populações remanescentes e identificar as possíveis ameaças a estas populações.
Odontophrynus moratoi tinha registro de ocorrência restrito ao distrito de Rubião Jr., Botucatu, onde era registrada somente em duas localidades, desde sua descoberta em 1976, até 2003. Recentemente foi encontrada na região de Itirapina e de Brotas.
Durante o estudo a espécie foi registrada em duas novas localidades, uma na região de Brotas e uma em Bauru (Jardim Botânico Municipal de Bauru). A espécie demonstrou ser altamente especialista na ocupação do habitat, por ter sido registrada somente em dois ambientes dentre os 129 amostrados, os quais compõem as 26 localidades estudadas e considerando que os mesmos são áreas de nascente de cerrado próximas de mata.
A espécie não foi registrada em sua localidade-tipo, nem em sua segunda área de ocorrência na região de Botucatu e nem em outras nove localidades amostradas no município de Botucatu durante o estudo, demonstrando um possível desaparecimento da espécie da área onde foi primeiramente descoberta. As possíveis causas deste desaparecimento são alterações antrópicas que ocorreram em suas áreas de ocorrência, modificando os microambientes reprodutivos e de desenvolvimento larval da espécie. É de suma importância a preservação das localidades de ocorrência de O. moratoi e da área de entorno das mesmas.”
A íntegra do trabalho está disponível em : http://www2.ibb.unesp.br/posgrad/teses/zoologia_me_2009_daniel_rolim.pdf
A descoberta do sapinho-do-cerrado no Jardim Botânico Municipal de Bauru também foi relatada em uma publicação no Check List – Journal of species lists and distribution, o artigo está disponível em: http://www.checklist.org.br/getpdf?NGD127-09
O Jardim Botânico Municipal de Bauru também é área de estudos do biólogo Daniel em sua pesquisa de doutorado. 


Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...