sexta-feira, 26 de abril de 2013

Colégio Dinâmico realiza aula de técnicas de herborização no Jardim Botânico


No dia 23 de abril, a turma do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Dinâmico de Bauru, coordenada pelo professor de Biologia Paulo César de Oliveira Campos, veio ao Jardim Botânico para desenvolver uma atividade prática sobre o processo de coleta e herborização de plantas que serão incorporadas ao herbário.

O herbário é o local onde são mantidas coleções de plantas desidratadas. Estas servem para documentar flora de uma região (município, estado ou país), que ficam disponíveis para pesquisas e consultas. Também armazenam os exemplares de plantas coletadas em levantamentos florísticos, servindo assim de testemunho destes trabalhos. Os herbários possuem um banco de dados onde são cadastradas individualmente cada planta, anotando-se o local de coleta, as características da planta e o registro da pessoa que a coletou.

Os alunos tiveram uma vivência de como preparar o material botânico para ser incorporado corretamente às coleções do herbário, ou seja, do processo de herborização. A atividade envolveu desde a coleta até a secagem das plantas. Aprenderam também um pouco sobre a história do estudo e registro de plantas (como os naturalistas realizavam seus trabalhos de documentação da flora), pois desde a antiguidade as plantas são estudas e catalogadas de acordo com os interesses da sociedade de cada época.

As atividades foram coordenadas pelos Biólogos do Programa de Educação Ambiental (Vinícius e Nádia) e pelas Biólogas responsáveis pelo herbário do Jardim Botânico (Natália e Viviane).

Confiram as fotos da atividade.



















Um comentário:

Anne Dokkedal disse...

Oi, Natália, querida!!!!!!!!!! Muito legas as fotos desta sua aula de campo! Posso utilizar algumas imagens na minha aula? Terei orgulho em mostrar você em campo!!!! bjs Anne

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...