sexta-feira, 21 de março de 2014

20 anos de Jardim Botânico: a conservação das plantas

Neste mês de março as postagens do nosso blog são em comemoração ao aniversário do Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB). Apresentaremos muitas curiosidades e informações que conseguimos durante esses 20 anos, além da divulgação de eventos comemorativos.

Nesta postagem falaremos sobre dados referentes à conservação das plantas em nosso Jardim Botânico.

O JBMB mantém uma área de 321,71 hectares (ha), que correspondem a 3.271.100 m2, ou 390 campos de futebol. Em nossa reserva mantemos um dos maiores fragmentos de cerrado do estado de São Paulo. São aproximadamente 280 ha de uma vegetação denominada cerradão ou cerrado florestado. No estado São Paulo existe menos de 1% de vegetação de cerrado. Devido aos remanescentes existentes no Jardim Botânico e em seu entorno, o município de Bauru torna-se área prioritária para conservação desta vegetação em São Paulo, o que torna inestimável a existência do JBMB como instituição de conservação desta importante vegetação.

 A - cerrado em sua origem. B - cerrado atualmente

Localização do Jardim Botânico

Você já parou para pensar quantas plantas existem em uma floresta? Os números podem ser impressionantes. Pesquisas realizadas em nosso cerrado mostram uma densidade aproximada de 17.000 árvores e arbustos por hectare.  Se considerarmos os 280 ha, de nosso cerrado, teremos uma população de mais de 4.760.000 plantas. Se levarmos em consideração a comunidade vegetal formada também por orquídeas, bromélias, samambaias, trepadeiras e outras plantas, os números seriam muito maiores, elevando ainda mais a nossa riqueza biológica.

A caminhada pela trilha ecológica permite o contato 
com a diversidade vegetal

Sobre a diversidade de espécies encontradas na reserva, até o momento, temos registros de pesquisas que apresentaram: 192 espécies entre árvores, arbustos e trepadeiras, 48 espécies de samambaias e 11 espécies de bromélias.

Além da conservação da vegetação nativa, o JBMB mantém coleções de plantas. 
São 2100 plantas conservadas em coleções de plantas vivas, que incluem: orquídeas, bromélias, pteridófitas, plantas aquáticas, plantas medicinais, árvores e arbustos.

Plantas das coleções do JBMB

Nosso herbário mantém um acervo de 1687 exemplares de plantas desidratas e documentadas, que representam o registro da flora regional.

 Plantas herborizadas para documentação e registro da flora

Material organizado e disponível para consulta por pesquisadores

Ao longo destes 20 anos, o JBMB tem trabalhado cada vez mais para aumentar estes números, tanto de espécies conhecidas em nossa reserva, como o número de plantas conservadas em nossas coleções de plantas, porém ainda há muito trabalho para ser feito. 

FELIZ ANIVERSÁRIO JARDIM BOTÂNICO MUNICIPAL DE BAURU



Nenhum comentário:

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...