quarta-feira, 30 de abril de 2014

Conhecendo as plantas do Jardim Botânico

Já tem programação para o feriado? Convidamos a todos para visitarem o nosso Jardim Botânico e apreciarem as vitórias-régias do lago da nossa coleção de plantas aquáticas. Nossas vitórias-régias estão exuberantes e uma delas está com uma bela flor, enchendo de beleza a coleção.



Você conhece a vitória-régia? Vamos falar um pouco sobre ela

A vitória-régia não é uma planta nativa do nosso estado, ela é comum nos estados da região Norte do país, na Bacia do Rio Amazonas. Seu nome científico é Victoria amazônica. O nome vitória-régia foi dado pelo botânico inglês John Lindley em homenagem a rainha Vitória da Inglaterra, no século XIX.


 Rainha Vitória do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
John Lindley descreveu o gênero Victoria 

Suas folhas são flutuantes, gigantes e na face inferior é totalmente coberta de espinhos. As flores são formadas entre o verão e o outono, duram apenas 2 dias e se abrem no início da noite.



Histórias e lendas envolvem a planta. Como por exemplo, na cultura indígena, temos a lenda que narra a história da índia Naia, que se apaixona pela lua e em uma noite, admirando o reflexo da lua na água, acaba caindo no lago. A lua com pena da jovem transforma-a na estrela das águas, vitória-régia.



A vitória régia é considerada planta medicinal, agindo como cicatrizante e também é usada como cosmético. A semente é rica em ferro e amido, sendo fonte de alimento para roedores e com o calor ela estoura como pipoca.

Não percam tempo para conhecer a flor da vitória-régia ela dura apenas 2 dias.

Esperamos vocês aqui!!



Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...