sexta-feira, 4 de julho de 2014

Jardim Botânico de Bauru doa sementes de Vitória regia para outros Jardins Botânicos brasileiros.

O Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB) realizou no último mês de maio, a doação de sementes de Victoria amazonica, popularmente conhecida como vitória-regia, para 12 instituições de conservação: Jardins Botânicos de Paulínia, Sorocaba, São Paulo, Santos, João Pessoa (PB), Joinville (SC), Brasília (DF), Goiânia (GO), Universidade Federal de Minas Gerais (MG), Instituto de Botânica de São Paulo, Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (MG), Inhotim (MG).

Vitória-régia na coleção de plantas aquáticas

O sucesso no cultivo desta espécie permitiu ao JBMB que disponibilizasse essas sementes para que as instituições possam desenvolver técnicas apropriadas para a manutenção desta bela espécie da flora nacional.

A permuta e a doação de exemplares de plantas é uma atividade comum entre os jardins botânicos. Desta forma as instituições podem trocar material botânico, assim como compartilhar experiência sobre técnicas de cultivo,  manejo  e conservação de espécies vegetais.

O JBMB mantém exemplares de Victoria amazonica em sua coleção de plantas aquáticas a fim de promover a conservação desta espécie fora de seu hábitat natural, bem como apresentar ao público em geral esta espécie que possui enorme importância ecológica, ornamental, além de aplicação medicinal e alimentícia.

É uma planta herbácea, aquática, pertencente à família Nympheaceae, fixa ao substrato de rios e lagos pelas suas raízes. É bastante conhecida pelas suas folhas flutuantes, com suas bordas vermelhas levantadas, que podem atingir até 2 metros de diâmetro. Original da Bacia do Rio Amazonas, suas flores brancas muito perfumadas são formadas nos meses do verão. Os frutos podem produzir mais de 400 sementes que se dispersam, flutuando pela água. Com o tempo as sementes afundam e germinam em uma nova planta.
  
Flor da vitória-régia 

Flor da vitória-régia 

Fruto com espinhos

sementes da vitória-régia

Nenhum comentário:

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...