quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Conhecendo as plantas do Jardim Botânico - Flores no inverno

Mês de agosto, estamos no inverno. Mas quem disse que nesse período não encontramos flores e que a paisagem fica menos atrativa?

Aqui no Jardim Botânico podemos observar várias espécies que se encontram floridas, enfeitando nossas coleções na estação mais fria do ano. Como exemplo podemos citar a rotala e as ninféias, que habitam nosso Lago de Plantas Aquáticas.

A rotala é uma planta nativa do sudeste asiático,  crescendo em campos alagados de arroz e florescendo no inverno e primavera. Forma uma moita compacta e suas inflorescências possuem flores pequenas e lilases, que atraem muitas abelhas, devido ao seu odor agradável. É muito utilizada em aquarismo.




As ninféias são plantas aquáticas comuns no mundo todo, com exceção de locais áridos e de grande altitude. São conhecidas também como nenúfares. São muito utilizadas no paisagismo de lagos ornamentais e possuem uma variedade de cores. 

No antigo Egito era considerada uma planta sagrada,  apreciada não apenas pelo seu cheiro agradável, mas também pelas suas qualidades curativas.






Venha neste fim de semana visitar o Jardim Botânico e aproveite para apreciar as belas flores e nossas paisagens!!!!

Nenhum comentário:

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...