sábado, 17 de janeiro de 2015

Muitas brincadeiras e diversão no VI Curso de férias

Nesta semana tivemos o VI Curso de Férias: Minhas Férias no Jardim Botânico. O curso ocorreu de 13 a 16 de janeiro e foi destinado a crianças de 8 a 10 anos. Neste curso as crianças brincaram bastante no Jardim Botânico de Bauru, se divertiram e aprenderam muitas coisas.

Nesta edição foi realizada uma oficina de produção de fósseis. Nelas as crianças aprenderam como ocorre o processo de fossilização e qual a importância do estudo destas impressões nas rochas. Os cientistas utilizam os fósseis para entender como eram os ambientes, animais e plantas do passado. A oficina incluiu a produção de moldes de folhas em gesso, simulando as impressões deixadas nas rochas por folhas fossilizadas.

Vejam como foi a atividade.

Coleta de folhas na mata






Produção dos modelos












A atividade mais esperada foi a caça ao tesouro. O tema foi a busca por fósseis. Paleontólogos descobriram fósseis no Jardim Botânico e elaboraram um mapa de localização dos ossos, entretanto um Cientista Maluco roubou este mapa para encontrar os fósseis e recriar o Parque dos Dinossauros. As crianças tinham que encontrar os ossos antes do Doutor e convencê-lo a desistir desta idéia maluca. Vejam alguns momentos.







Na semana também tivemos diversas atividades lúdicas usando o espaço do Jardim Botânico, sempre procurando respeitar os ambientes naturais e as coleções de plantas, mostrando para as crianças a importância deste local. Ao final de todos os dias, depois de muito brincar, finalizávamos o dia com um delicioso piquenique no Centro de Educação Ambiental.







O melhor presente para nossa equipe foi ao final do curso quando vimos algumas crianças escrevendo na lousa. Vejam o que descobrimos.





Agradecemos às crianças pelos ótimos momentos e aos pais por confiarem em nós. Foi uma semana muito divertida. Aguardem pois semana que vêm tem mais, no curso de fotografia: Fotobrincando no Jardim Botânico.


Nenhum comentário:

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...