sexta-feira, 17 de abril de 2015

No dia Nacional da Botânica a vitória-régia exibe sua exuberância


Dia 17 de abril é o Dia Nacional da Botânica! Neste dia recebemos um presente muito especial no Jardim Botânico. No lago de plantas aquáticas, nossa vitória-régia exibiu todo o esplendor de suas folhas. Aproveite este final de semana e o feriado para visitar o lago de plantas aquáticas e conhecer nossa vitória-régia.

A vitória-régia (Victoria amazonica) é uma planta aquática da família Nymphaeaceae que habita lagos e rios da região amazônica. O caule e a raiz permanecem no fundo do rio, fixando a planta, enquanto as folhas e flores emergem para a superfície. As folhas arredondadas apresentam espinhos na face inferior.

O nome vitória-régia foi dado pelo botânico inglês Jhon Lindley, em 1837 em homenagem a Rainha Vitória da Inglaterra.

Lindley, assim como Martius, Langsdorff, Lineu, Cronquist e tantos outros botânicos e naturalistas contribuiram com importantes estudos que permitiram o desenvolvimento e ampliação da Botânica no mundo todo.

Neste dia especial homenageamos todos os profissionais da botânica que trabalham nos jardins botânicos, contribuindo com seus trabalhos na conservação das plantas, em especial à equipe do herbário JBMB que trabalha no manejo, organização e documentação de nossas  coleções vegetais. 
























Nenhum comentário:

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...