quarta-feira, 8 de julho de 2015

Em julho temos o dia Internacional de Proteção das Florestas

No dia 17 de julho é comemorado o Dia Internacional de Proteção das Florestas. A data foi criada pela ONU para sensibilizar a população sobre a importância das florestas na manutenção dos ecossistemas e no desenvolvimento sustentável.

No Brasil estima-se que 40% das florestas foram desmatadas, devido ao desenvolvimento urbano e da agropecuária, com algumas porções reduzidas a pequenos fragmentos. A destruição de florestas nativas trazem perda para a biodiversidade, aumento na taxa de espécies em ameaça de extinção, além de causar alterações no solo e no clima. 


Veja abaixo a distribuição das florestas pelo mundo.




No estado de São Paulo a cobertura florestal nativa ocupa menos de 4% do território do estado. Antes da colonização, estima-se que as florestas cobriam 81% do estado.



 
Você sabia?

A floresta amazônica é tão grande que gera, por meio da transpiração vegetal, uma massa de ar úmida, responsável por 50% das chuvas na região. Grande parte desta massa de ar acaba chegando até o estado de São Paulo, trazendo chuvas.

No estado de São Paulo a floresta mais conhecida é a mata atlântica. Infelizmente restam apenas 7% de vegetação nativa, devido à exploração de madeiras e ao cultivo do café e da cana-de-açúcar.

No interior de São Paulo temos a floresta estacional semidecídua com uma fisionomia semelhante à mata atlântica. O Jardim Botânico Municipal de Bauru mantém fragmentos desta mata em sua reserva.

Muitos rios têm suas nascentes em áreas florestais. Ao longo do curso dos rios as matas ciliares protegem as margens da erosão excessiva, reduzindo assim, o assoreamento. 


O dia 17 de julho é um dia de reflexão sobre os danos que as florestas do Brasil e do mundo estão sofrendo com o desenvolvimento descontrolado da sociedade, cuja pressão a estes ambientes naturais podem gerar alterações irreversíveis. Lute pelas florestas de sua cidade, estado e país.






📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...