segunda-feira, 12 de setembro de 2016

11 de setembro: Dia do Cerrado

Você sabia que dia 11/09 foi o dia do Cerrado?

O Cerrado é o segundo maior bioma em biodiversidade do Brasil, só ficando atrás da Amazônia. No estado de São Paulo resta menos de 1% dessa vegetação. O bioma é considerado o pai das águas, pois é no solo do Cerrado que ocorre a recarga dos aquíferos e onde encontramos as nascentes de grandes rios que formam as principais bacias hidrográficas do Brasil, sem falar da riqueza da fauna e flora.  Muitas de suas plantas são usadas para fins medicinais, principalmente pela população mais desassistida dessas regiões, que adquiriram esse hábito com seus ancestrais. 

Vejam alguns dados sobre o Cerrado.


Infelizmente toda biodiversidade do Cerrado se encontra ameaçada pelo desmatamento, a expansão da agricultura e das cidades, queimadas, caça ilegal e pelas mudanças climáticas. Cabe à comunidade e ao poder público a responsabilidade de proteger as vegetações o que ainda restam deste rico Bioma.

Nós do Jardim Botânico ficamos honrados em ajudar a conservar uma parte do cerrado de Bauru, mantendo em nossa área um importante remanescente desta vegetação em nosso município, cerca de 280 ha. Desta forma nosso trabalho contribui para que sempre possamos comemorar o Dia do Cerrado.







Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...