quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Plantas do Jardim Botânico: Cattleya bicolor - uma orquídea genuinamente brasileira

Belíssima e de uma coloração exótica, Cattleya bicolor, é uma orquídea nativa endêmica do Brasil. Ocorre no Cerrado e Mata Atlântica, nos estados do centro oeste e sudeste do Brasil. De hábito geralmente epífito, em ambientes naturais esta espécie cresce sobre o caule de outras plantas.


Seu nome, bicolor, é uma referência às duas cores bem acentuadas e destacadas de suas flores. Suas sépalas podem exibir grandes variações de cores que vão desde o verde até o marrom-acobreado com ou sem pintas e labelo rosa. Suas flores duram em média 20 dias e surgem principalmente no final do verão, embora possam florescer a partir de dezembro. 



Em razão da retirada ilegal destas plantas da natureza, pela beleza de suas flores, além da redução dos ambientes naturais, esta espécie permaneceu por muitos anos na lista de plantas ameaçadas de extinção do estado de São Paulo.

Para seu cultivo em casa, valem algumas dicas:

- esta espécie precisa de alta luminosidade, porém com sol indireto.
- suas raízes são muito sensíveis por isso não podem ficar molhadas por muito tempo e o substrato deve ser bem arejado.
- manter uma adubação periódica ajudará no vigor das plantas e na floração.

Quem vier ao Jardim Botânico de Bauru por estes dias, poderá conferir as orquídeas da espécie Cattleya bicolor de nossa coleção em pleno período de floração.



📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...