quinta-feira, 23 de março de 2017

22 de Março dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado dia 22 de março. Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e é destinado para discussão sobre diversos temas relacionados à conservação deste bem natural tão importante.

A conservação dos recursos hídricos é um ponto importante para a proteção de espécies e seus ambientes e para manter uma boa qualidade de vida para o ser humano. Garantir que a água mantenha-se disponível e de boa qualidade para a manutenção dos ecossistemas naturais e para as comunidades humanas deve ser prioridade para a sociedade do século XXI.  

Porque a água é uma substância tão importante?


A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O). Essa disposição dos átomos e fórmula da molécula permitem à água uma grande possibilidade de reações químicas com uma infinidade de outras moléculas, facilitando a reação química entre elementos diferentes. Esta característica da água permitiu, há bilhões de anos atrás, a formação das primeiras moléculas orgânica nos oceanos primitivos da Terra, que deram origem às primeiras formas de vida. Por isso, a presença de água é um dos fatores importantes para determinar se um ambiente possui condições para sustentar a vida.


Cinco informações sobre a água

1. A água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. O ser humano possui de 60% a 65% de água em seu corpo, já as plantas tem entre 80% e 90% de água em seu peso. 
A água no corpo humano

Plantas como os cactos e as suculentas podem ter alta porcentagem de água.
2. Apesar de nosso planeta ter 70% de sua superfície coberta de água, grande parte da água utilizada pelo ser humano é originária das águas continentais que representam 1% da água da Terra.




3. No Brasil, a maior porção da água coletada é utilizada na irrigação.



4. Gasta-se milhares de litros de água na produção de alimentos. Veja a água que gastamos, mas não vemos.



5. O Brasil tem as maiores bacias hidrográficas do mundo. A bacia amazônica, da qual o rio Amazonas faz parte, possui mais volume de água que todos os rios da Europa juntos.


Principais rios do Brasil.


O que você tem feito para conservar a água?






Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...