sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Jardim Botânico está em reportagem da TV UNESP: JB inova em sustentabilidade.

O ano de 2018 começou com o Jardim Botânico na mídia. Desta vez, em uma reportagem realizada pela TV Unesp.

Na entrevista, realizada no mês de janeiro, foram explorados os trabalhos que a instituição realiza em prol da sustentabilidade. O Jardim Botânico, como instituição conservacionista procura dar exemplos de sustentabilidade em suas atividades e construção. 

Acompanhe a entrevista completa abaixo:




Quais trabalhos o Jardim Botânico realiza em busca da sustentabilidade?

O Viveiro de Mudas apresenta um terreno com a presença de drenos que permitem o reaproveitamento da água da própria irrigação. Já o telhado do prédio possui um sistema de coleta da água da chuva para que também é utilizado na irrigação.  

Para o Centro de Visitação houve a preocupação para que fossem utilizadas madeiras de reflorestamento, construção de telhado térmico e uma estrutura que permite a circulação de vento e iluminação natural, poupando gastos energéticos. 

A reserva técnica, criada no último ano (2017) para conservação de plantas vivas raras ou ameaçadas de extinção, foi construída utilizando postes de aço, retirados de uma das avenidas principais da cidade e que virariam sucata.

Para o diretor do Jardim Botânico, Luiz Carlos:  "Uma instituição que tem como principais funções proteger e preservar, deve agir como tal sempre que possível, sendo um exemplo para a população, disseminando a ideia da importância da sustentabilidade para gerações atuais e futuras".

Uma das formas de atingir os visitantes, é através das visitas monitoradas que ocorrem o ano todo e os cursos de férias, para crianças, realizados a cada semestre, onde, através de brincadeiras lúdicas e explicações didáticas, os monitores utilizam a máxima "conhecer para proteger". Estas atitudes resultam em bom relacionamento dos visitantes com o local. 

Venha conhecer o Jardim Botânico e ver o resultado de todos os esforços para a conservação das plantas.





Nenhum comentário:

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...