quinta-feira, 5 de abril de 2018

Exposição fotográfica: Sapos, Rãs e Pererecas

Boana albopunctata (perereca-cabrinha)
A partir desta sexta-feira (06/04), está disponível no Centro de Visitação do Jardim Botânico Municipal de Bauru a nova exposição fotográfica "Sapos, Rãs e Pererecas", que apresenta diversas espécies e fases de vida destes anfíbios que habitam a região de Bauru.

Esses animais possuem um ciclo de vida complexo, com uma grande variedade de modos reprodutivos, onde as larvas, chamadas de girinos, vivem em habitats aquáticos, enquanto os adultos são terrestres. 

Os girinos também possuem uma alimentação completamente diferente do adulto para que não haja competição. Estes anfíbios apresentam uma grande importância na cadeia alimentar, sendo responsáveis pelo controle populacional de muitos invertebrados, como por exemplo insetos. 


Proceratophrys moratoi (sapo-escavador-do-cerrado)

Daniel Contieri Rolim
O Fotógrafo

Daniel Contieri Rolim é biólogo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bauru (SEMMA), possui Doutorado em Ciências Biológicas na área de Zoologia, onde realizou o levantamento das espécies de anfíbios da região de Bauru para elaborar a sua tese. Em seu trabalho foram registrados até o momento 37 espécies de anfíbios, os quais estão ilustrados nesta exposição fotográfica. 

Registros como este permitem o conhecimento da fauna regional e valoriza a importância da conservação dos ambientes naturais e suas espécies. A conservação dos anfíbios e do hábitat em que vivem é de suma importância para manter o equilíbrio ambiental.



Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...